DOP

/DOP
DOP 2018-02-07T21:59:16+00:00

DOP

Portugal

Porto

Largo São Domingos

Rui Paula

Rui Paula nasceu no Porto, mas foi em Alijó que ganhou o gosto pela cozinha, influenciado pela avó. Em 1994, abriu com a sua mulher, Cristina Ribeiro, o restaurante Cêpa Torta, em Alijó, começando aí um percurso de afirmação da sua cozinha: inspiração regional a que foi acrescentando modernidade e leveza. Para alargar referências gastronómicas passou pequenas temporadas com José Cordeiro (Casa da Calçada), Miguel Castro e Silva (Bull & Bear), Anton Edelmann (Anton’s) e com os irmãos Roca (El Celler de Can Roca).
Quando em 2007 o DOC abre na Folgosa, a restauração no Douro muda para sempre. Durante o primeiro ano o sucesso é esmagador, nunca se tinha visto nada assim: críticas, prémios, mas, sobretudo, afluência contínua, ao almoço, ao jantar, na primavera, no verão, no outono… até no inverno. E depois, simplesmente… continuou. Até hoje. Rui Paula e o DOC tornaram-se incontornáveis para os durienses ou quem viaja pela região. Em 2010, Rui Paula inicia uma nova etapa, com a abertura do restaurante DOP, no Palácio das Artes, no Porto. É um regresso às origens e o desafio de criar um restaurante igualmente distinto nesta cidade. Em 2013, Rui Paula avança para fora do país, com um novo projeto no Recife, uma parceria com o empresário João Carlos Paes Mendonça, presidente e fundador do Grupo JCPM.
A recuperação da histórica Casa de Chá da Boa Nova em conjunto com Álvaro Siza Vieira (não esquecer que o Rui esteve lado a lado com o Mestre no renascimento do edifício e do mobiliário) é um momento ímpar na carreira do chef. Paradigma da inserção da arquitectura na paisagem, o restaurante foi literalmente construído sobre os rochedos. Hoje está dotado de uma cozinha moderna e funcional e de uma sala de refeições com uma vista marítima única e inexcedível. A carta reflecte a tradição local, sem esquecer os produtos da terra, e também a ligação do imóvel ao mar, tirando partida da extraordinária qualidade do peixe e do marisco desta zona costeira de Portugal. A abertura foi em 2014. A estrela Michelin que Rui Paula recebeu pelo seu trabalho neste restaurante, a 21 de Novembro de 2016, é o reconhecimento de tudo isso.

Restaurante DOP – Largo São Domingos 18, 4050-545 Porto | + 351 222 014 313 | www.doprestaurante.pt | dop@ruipaula.com

2ª : 19h30 – 23h00 | 3ª a sábado: 12h30 – 15h30 e 19h30 – 23h00 | encerra: domingo, 2ª almoço

Contactos

Voltar