Vinhos APRT3

Portugal

Várias Regiões de Portugal

Diogo Yebra, Luis Formiga, Guilherme Maia

Fator XPTO: GRAPE ART, In Vino Disorder

O vinho juntou no mestrado do ISA um enfermeiro, um sommelier e um agrónomo. E, o sonho começou simplesmente… com uma barrica que ficou aparte.
Começamos do zero (sem vinha, sem adega e sem equipamento) numa garagem desocupada. Fizemos os primeiros vinhos, com lagares improvisados e baldes para trasfegas.

Um projeto experimental, com uma visão irreverente e contemporânea, que junta à arte de fazer o vinho, a influência dos vários artistas que colaboram connosco, para tornar o produto mais inclusivo e diferenciador.

O objetivo? Mostrar que podemos fazer o mesmo que a indústria, mas sem maquilhagens e adições preventivas. Tudo é vindimado à mão por nós e familiares e amigos, para podermos controlar a qualidade. O facto de não termos vinha própria induziu uma busca por castas portuguesas icónicas nos seus melhores terroirs!
Tornou-se num negócio quando começamos a exportar e hoje estamos presentes em todos os continentes. Em 2021 compramos uma adega abandonada e uma vinha velha de Castelão, e após 5 vindimas e 25’000 garrafas produzidas em 2021, ainda mantemos os empregos diários para permitir o crescimento do projeto.

Para completar o conceito, apostamos na sustentabilidade (garrafas com a menor pegada de carbono possível, e zero plástico nos rótulos e embalagens), e queremos no futuro ter uma adega auto-sustentável.
Acima de tudo queremos dar um exemplo positivo e encorajar outros a fazer o mesmo.

Contactos

Voltar