Textura Wines

Portugal

Dão

Vila Nova Tázem, Penalva do Castelo

Marcelo Villela Araujo

Fator XPTO: Um ex-gestor de fundos de investimento e uma professora universitária de gestão ambiental no mundo do vinho: muitas ideias e muita paixão!

Textura Wines é um projeto familiar iniciado em 2018 no Dão, nas encostas da Serra da Estrela, e que envolve a viticultura biológica, produção de vinhos de terroir e enoturismo. Em busca de vinhas já existentes, numa região de pequenos produtores, temos 22 ha de vinhas em 7 parcelas diferentes em Vila Nova de Tazem e em Penalva do Castelo, em conversão para MPB desde 2020.

Com uma enologia pouco interventiva, liderada por Luis Seabra, que reflete o solo e o local de cada uma das nossas vinhas, o objetivo é chegar a vinhos com caráter, elegantes e distintos. O respeito pelo local e a sua biodiversidade, a preservação dos recursos e o desenvolvimento local são nossos princípios fundamentais.

Em Vila Nova de Tazem, vinhas instaladas em solos pobres graníticos em altitudes entre 480 e 550m, com noites mais frescas às margens da Serra da Estrela, originam vinhos brancos e tintos mais leves e delicados. Destaque para as expressões das castas Jaen, Alfrocheiro e Encruzado.

Na Encoberta (Penalva do Castelo), uma vinha de 1992 nas cotas de 460m-500m de castas tintas em solos mais férteis, argilo-graníticos, e ciclos vegetativos mais curtos. Origina vinhos de maior exuberância aromática, de frutas vermelhas e negras, e destaques à Touriga Nacional e ao Alfrocheiro.

Em Matela, zona extrema de Penalva, vinhas entre 560m e 620m em solos pobres, de granito e quartzo, tem ciclos tardios e destaque à casta Jaen. Pela aptidão para uvas brancas, plantou-se 6ha de vinhas de Encruzado, Cerceal Branco, Bical e Gouveio.

Em 2020, a partir de uma fábrica têxtil centenária em São Paio, às margens do Parque Natural da Serra da Estrela, concluímos a sua renovação e conversão em nossa adega e, no futuro breve, o enoturismo.

Contactos

Voltar