
Sem Igual
Portugal
Vinho Verde
Porto
João Camizão e Leila Rocha
Fator XPTO: meia dúzia de Ramadas e 2 dúzias de Bardos com #Arinto e #Azal, uns pozinhos de inspiração oriental e 6 meses em inox no final = o nosso sem igual…
Se foi em 2012, após uma passagem pela Índia que serviu de inspiração, e com apenas 600 garrafas que se decidiu produzir o primeiro vinho Sem Igual Branco, é agora, em 2022, que os desafios continuam…
Surge então uma nova adega, na freguesia de Meinedo, Lousada (desde Julho 2021) com uma sala de provas com vista para as vinhas e para a sala da “mágia”.
“O vinho começa na vinha e termina na boca. É na vinha e na boca que que nos focamos.”
O projeto sempre procurou ser diferenciador, recorrendo a castas autóctones da região: Pedernã (Arinto) e Azal, mas também outras como a Baga na região dos Vinhos Verdes! E é a partir do património vitícola, já existente na família, que surgem vinhos Sem Igual com inovação e história.
O objetivo é de descodificar a região dos Vinhos Verdes e é aqui , em Meinedo, que já se consegue proporcionar provas com vinhos brancos frescos ou brancos de ramadas velhas que são estruturados e complexos, a espumantes de método clássico ou aqueles tradicionais que só se “mete prá garrafa e reza-se”, a rosados que não são de beira de piscina, aos finalmentes tintos, para quem não gosta de tintos ! Dá que pensar…!??
Com o rigor extremo na vinha, passando por alguma loucura na adega, daqui só se pode esperar vinhos diferentes que terminarão em êxtase na boca. A experiência agora não acaba aqui…imaginem que neste cantinho de Portugal, também se consegue proporcionar uma estadia Sem Igual??