Casa Horácio Simões

Portugal

Sétubal

Serra do Louro

Pedro Simões

Fator XPTO: Panterna Vintage Wines (vinhos herdeiros) ontem, hoje e amanhã…
(Panterna Vindemiae Defecatae (avita vina) heri, hodie et cras…)

A Casa Horácio Simões não é um projeto, mas sim o modo de vida da Família Horácio Simões.
Nos últimos anos, tem tentado que a sua região (Setúbal/Palmela) não seja vista pelo consumidor de vinhos como vinhos chatos, banais e todos idênticos. Se agora, ou daqui a alguns anos, falarem da Casa Horácio Simões como “tipos que só vinificavam castas regionais e que correram à procura de algumas uvas que praticamente estavam desaparecidas”, acham que já valeu a pena cá terem andado.

A aposta em produzir vinhos neste formato já vem da altura do avô da geração atual, que a quer continuar e, se possível, passar essa ideia à próxima geração…
A adega e as vinhas estão situadas na aldeia Quinta do Anjo, na base da Serra do Louro (uma das três serras que compõem a Serra da Arrábida). Solos argilo-calcários que dão uma graça diferente aos vinhos desta região.

A recuperação e a aposta em castas como Moscatel Roxo, Boal, Bastardo, Rabo de Ovelha, e mais algumas que estão na manga, não é nem será um grito de revolta em relação aos outros produtores da região, mas sim um acreditar na qualidade das mesmas.

A vinificação utiliza cada vez mais métodos ancestrais, pois pretende-se que a rusticidade dos vinhos secos e moscatéis se continue a expressar.
Dizem eles: “Viva as vinhas, e vivam os seus vinhos!”

Contactos

Voltar