Giz

Portugal

Bairrada

Enxofães (Cantanhede)

Luís Gomes

Fator XPTO: O Guardião das vinhas velhas na Bairrada.

Com origem na Bairrada, entre o sopé da Serra do Buçaco e o mar, nasce o Giz, um vinho que expressa de forma única as características dos solos calcários de onde provém. Diz Luís Gomes: “A vontade de produzir o meu próprio vinho levou-me a desenvolver um projeto na região da Bairrada, aquela que considero ser umas das melhores regiões do mundo para a elaboração de vinhos de qualidade.”

O projeto Giz assenta na recuperação de vinhas velhas centenárias, repletas de castas autóctones, onde predominam a Baga, a Maria Gomes e a Bical, plantadas em solos pobres e pedregosos. A matéria-prima aqui é escassa, mas extremamente preciosa. Ainda o Luís: “Acreditamos que os nossos vinhos Giz exibem enorme autenticidade e caráter, refletindo bem o seu “terroir”, tal como espelham a forma como nos entendemos e relacionamos com a natureza.”

Os solos, de natureza calcária, proporcionam a construção de vinhos únicos e inconfundíveis, ao mesmo tempo que favorecem a retenção de acidez natural e transmitem frescura e mineralidade. Estas características contribuem para a autenticidade, singularidade e complexidade dos vinhos que daí resultam.

Todo o processo vitícola é desenvolvido de forma sustentável, com o compromisso máximo em respeitar o solo e a natureza, promovendo a biodiversidade. A intervenção no processo natural é mínima, tanto na vinha como na adega. À vinificação artesanal acrescenta-se o repouso de vários meses em barricas de carvalho Francês.

No final obtemos vinhos sem máscaras, únicos, estruturados, elegantes e complexos, plenos de individualidade e carácter, respeitando a identidade da região e o caráter das castas que lhe dão origem.

Contactos

Voltar