Gerações da Talha

Portugal

Alentejo

Vila de Frades

Teresa Caeiro

Fator XPTO: Vinhos únicos talhados por gerações

A Gerações da Talha é uma empresa familiar focada na produção e divulgação da arte genuína de fazer Vinho de Talha.
Localizada em Vila de Frades, no coração do Alentejo, onde os Romanos há dois mil anos introduziram a cultura e método de produção deste vinho artesanal, esta adega do Séc. XVIII revela-se um monumento histórico perfeito para a feitura do vinho de talha.

Desde a ocupação Romana, esta cultura tem passado de geração em geração, o que permitiu que esta técnica de produção se mantivesse viva. Foi o nosso bisavô—Francisco Nogueira Anacleto—que adquiriu a adega e aqui produziu grandes quantidades de Vinho e de Aguardente para abastecer todo o Alentejo em feiras, tabernas e restaurantes.

Ao adoecer, Francisco Anacleto, transmitiu todo este legado ao seu genro, Prof. Arlindo Ruivo que, com mestria, dedicou muito da sua honrada vida a esta arte e soube transmiti-la à sua filha e neta que hoje impulsionaram o projeto Gerações da Talha.

Para valorizar e dinamizar este precioso néctar e dignificar a nossa terra, chamámos o nosso primeiro vinho de “Farrapo”, em homenagem a todos os seus habitantes que são conhecidos por “farrapeiros”. Esta alcunha advém do modesto vestuário – farrapos – usado pelos Frades Capuchos no Séc. XVI, na Ermida de S. Bento, em Vila de Frades.

Contactos

Voltar