Domínio do Açor

Portugal

Dão

Oliveira do Conde

Guilherme Corrêa

Fator XPTO: Vinhos de terroir do Dão, em busca de finesse, frescura, mineralidade e complexidade.

Uma quinta histórica com património espetacular de vinhas velhas foi adquirida por um grupo de amigos brasileiros em 2021.
O Domínio do Açor está inserido em uma fascinante atmosfera junto à vila medieval de Oliveira do Conde, uma pequena freguesia no Concelho do Carregal do Sal, na região vinícola do Dão. O nome encapsula a essência do projeto: “Domínio” em alusão à filosofia de elaborar grandes vinhos de terroir no Dão, apenas com uvas do próprio domaine, que se estende por 24 hectares, 12 dos quais de vinhedos plantados em meio a bosques nativos, olivais e pomares.
E “do Açor” a evocar a sua geografia, defronte à Serra do Açor, bem como o efeito único que as montanhas circundantes geram no estilo dos vinhos do Dão.
Com a consultoria do mestre do terroir Pedro Parra, de Marco Simonit na poda e na gestão do dossel, e da enologia do talentoso Luís Lopes, com passagem pelo Comtes Lafon na Borgonha e pela Quinta da Pellada no Dão por quase 10 anos, o estilo almejado é o da elegância, frescura e mineralidade granítica.
Tudo em harmonia com o meio-ambiente e comunidade local, a preconizar o cultivo em biológico e a viticultura regenerativa.

Contactos