Constantino Ramos

Portugal

Vinho Verde

Vila Nova de Cerveira

Constantino Ramos

Fator XPTO: Vinhos com carácter.

Constantino Ramos em direto:
“Nasci em Vouzela (Dão-Lafões) em 1983 e após uma formação inicial em Ciências Farmacêuticas em Coimbra, não consegui resistir ao apelo do campo e do vinho e após algumas vindimas no Dão e no Douro fui trabalhar em 2013 para Melgaço ao lado do “Sr. Alvarinho”, Anselmo Mendes.

Em 2015 aceitei o desafio de um amigo e tirando partido de uma pequena vinha plantada num dos locais mais altos de Monção e com mais de 70 anos de idade, fiz nascer o vinho Zafirah. Um vinho tinto de intervenção mínima e que pretende ser um tributo aos afamados vinhos tintos de Monção, que eram exportados para Inglaterra e Flandres já nos séculos XIV e XV. Atualmente, procuro recuperar mais vinhas velhas de tinto que existem na região, por forma a dar mais ênfase aos vinhos tintos de Monção e Melgaço, outrora tão afamados e comparados com os vinhos da Borgonha e com os claretes de Bordéus.

Naturalmente que trabalhando com o Sr. Alvarinho era difícil resistir a também eu produzir um vinho Alvarinho. Mas tinha de ser algo que mostrasse claramente a minha visão da casta e do seu terroir tão único. Assim, usando uma pequena vinha próxima do local onde exploro as tintas, selecionei um vinha plantada a cerca de 250 metros e iniciei o vinho Afluente. Com este vinho, mostro a minha interpretação da casta Alvarinho: “Acredito que esta casta beneficia muito com a fermentação e estágio em barrica e dela procuro extrair mais tensão, austeridade e uma acidez marcada”. Em Janeiro de 2022 decidi arriscar e lancei-me a 100% nos meus projectos pessoais sempre com o foco de fazer vinhos com muito carácter.”

Contactos

Voltar