Quinta da Serradinha2019-01-30T14:22:45+00:00

Quinta da Serradinha

Portugal

Lisboa

Leiria

António Marques da Cruz

Fator XPTO: O vinho faz-se na vinha

A Quinta da Serradinha está situada na Região Demarcada de Encostas d’Aire, cerca de 130 km a norte de Lisboa. É uma zona de antiquíssima exploração vitivinícola ligada à cidade romana de Collipo. A qualidade dos vinhos da região de Leiria tem a sua primeira referência histórica no forte elogio da Maria Parda (Pranto de Maria Parda, Gil Vicente, 1522,): “…e aos de Leirea /  dem-lhe pão vinho e candea / e cama tudo de graça.” O clima tem influência oceânica com noites frias e húmidas As brisas estivais com origem no Oceano amenizam a maturação e proporcionam o desenvolvimento suave dos percursores aromáticos.

As vinhas perfazem 6.5 ha organizados em parcelas separadas apenas por barreiras verdes, ecológicas, em colinas argilo-calcárias expostas a sul, conduzidas em Agricultura Biológica desde 1994: 2.5 ha de vinhas com +66 anos e 4 ha replantados nos últimos 25 anos.

A Baga domina em cerca de 75% das castas tintas, nas vinhas velhas. Nas vinhas novas, além desta, estão plantadas Castelão, Touriga Nacional, Alfrocheiro, Tinta Miúda e Trincadeira e as brancas Arinto, Fernão Pires e Encruzado.

Os vinhos são produzidos pela família Marques da Cruz, vitivinicultores há 5 gerações. A vindima, manual, decorre, usualmente, entre a 2ª  semana de Setembro e a 1ª de Outubro. A fermentação é feita em balseiros de madeira de carvalho e tem duração variável. O estágio é feito em pipas ou tonéis de madeira de carvalho. O engarrafamento é feito na Quinta, normalmente, entre 12 a 36 meses após a colheita.

 

Contactos

Voltar