Casa de Darei

Portugal

Dão

Darei (Mangualde)

Carlos Ruivo

Fator XPTO: Muito mais que um vinho, é um regresso natural ao passado.

A Casa de Darei é uma propriedade com 150 hectares, localizada no concelho de Mangualde, atravessada pelo rio Dão, a montante da Barragem de Fagilde, em Darei, aldeia com cerca de 40 habitantes. Uma localização privilegiada com cerca de 2 km de margens no lago formado pela albufeira da barragem. A Quinta está inserida em 3 regiões demarcadas: vinho do Dão, Queijo da Serra e Maçã Bravo de Esmolfe.

Desde Janeiro de 1997, a propriedade é administrada por uma sociedade familiar, a Sociedade Agro Pecuária da Quinta de Darei, Lda. Esta administração, determinada na recuperação da propriedade, tem vindo a fazer avultados investimentos em diversas áreas, privilegiando a atividade vitivinícola, com o objetivo de recuperar a imagem de produtora de vinhos do Dão de alta qualidade.

O projeto vínico arranca com cerca de 1 hectare de vinha junto ao Dão, a beijar o rio. Hoje, a vinha tem 12 anos. O primeiro vinho nasce em 1999, com uvas compradas para juntar às próprias (poucas) que existiam. Nasce assim a marca Lagar de Darei. Em 2003 e após libertação do terreno, são plantados mais 6 hectares de vinha, só com castas portuguesas e típicas do Dão, agora com Touriga Nacional, Tinta Roriz, Jaen, Alfocheiro, Encruzado, Malvasia, Bical, Cercial Verdelho e Arinto. As vinhas são cultivadas em agricultura biológica.

Os vinhos da “Casa de Darei” e “Lagar de Darei” são a expressão pura do terroir do Dão que a família quer autênticos e verdadeiros. Vinhos que não seguem modas.

Ao mesmo tempo, a Casa de Darei é uma unidade de turismo no espaço rural, na modalidade “Casa de Campo”. Estão disponíveis o solar do séc. XVI com 7 quartos (até 18 pessoas), a Casa do Tanque (até 4 pessoas) e a Casa João Brandão (até 6 pessoas).

Contactos

Voltar