Adega Artesanal 2018-02-02T15:38:21+00:00

Adega Artesanal

Portugal

Douro

Maia

Hugo Oliveira e Silva

Fator XPTO:
A Tradição é mais do que ser apenas parte da História: o conhecimento e a
experiência são tecnologias de Hoje, do Agora, fundamentais para fazer vinhos intemporais.

O Hugo tem vivido rodeado de familiares ligados à vinha e ao vinho, desde miúdo: o avô paterno foi enólogo; os verões na vinha e na adega da quinta do seu padrinho; as vindimas no Alto Minho na quinta de uns Tios… tudo isto para além do facto da família do lado materno ter nascido e crescido na região do Douro, em que as actividades de trabalho e de festa tinham sempre o vinho presente.
De todas as recordações, as mais fortes e profundas serão as dos momentos vividos na adega com o Avô – as velhas pipas de Vinho do Porto, as cubas em cimento, o chão em terra, os cheiros a vinho, a vinho do Porto e a mofo, a deslumbrante e intrigante sala branca, limpa, cheia de objectos de vidro, onde ficava o laboratório… provavelmente serão estas recordações da vinha e do vinho que contribuíram para que viva o vinho e para o vinho.
À parte da colaboração com produtores de diferentes regiões, o Hugo começou há alguns anos a produzir pequenas quantidades de vinho de forma mais pessoal, consciente da inspiração que surge das memórias e da tradição. Daqui surge a ‘Adega Artesanal’, vinhos modernos produzidos de forma tradicional, com métodos antigos e rústicos, a partir de vinhas de idade respeitável, com as castas locais e como resultado de amizade e cooperação entre todas as pessoas que trabalham no solo, nas vinhas e os vinhos. O projecto começou no Douro, com o Boango e o Ofícios, e vai alargando calmamente a outras regiões.

Contactos

Voltar