Soalheiro

Portugal

Melgaço

Alvaredo

Luís e Maria João Cerdeira

Fator XPTO: Continuar sem sair do lugar

Pioneiro na criação do vinho Alvarinho em Melgaço, e uma referência internacional para os vinhos desta casta, o Soalheiro está localizado no centro do vale de Monção e Melgaço. Em 1974 a paixão pela viticultura levou João António e Palmira Cerdeira, com o apoio dos pais, a plantar a primeira vinha contínua de Alvarinho em Melgaço, numa parcela chamada Soalheiro. Oito anos mais tarde, esta vinha viria a dar o nome à marca: em 1982, o Ford Escort vermelho da família saiu da garagem e esta passou a ser adega da Primeira Marca de Alvarinho em Melgaço – o Soalheiro.   

Os filhos de João e Palmira cresceram com o Soalheiro, saíram de Melgaço para estudar, e hoje gerem a empresa com a ajuda da mãe: Luís Cerdeira é o responsável de enologia, Maria João Cerdeira é responsável pela vinha e infusões. Durante estes anos a família foi-se transformando numa família de famílias: uma equipa com cerca de 50 pessoas e um Clube de Viticultores com mais de 180 famílias. O Alvarinho na região de Monção e Melgaço, a origem do Alvarinho, assumiu-se como negócio de classe média e criou uma cultura única onde as pequenas parcelas de vinha são tratadas como jardins por famílias que, tendo outras ocupações profissionais, se dedicam à viticultura ao final do dia e aos fins de semana, obtendo um rendimento complementar e desenhando uma paisagem de recorte único: vistas de cima, estas parcelas parecem uma manta de retalhos e cada uma tem a história de uma família, tal como a do Soalheiro.   

É a partir da diversidade das condições naturais de Monção e Melgaço e das diferentes parcelas de viticultura familiar que o Soalheiro continua a procurar perfis singulares de Alvarinho na Cave da Inovação.

Contactos