Quinta Vila Rachel

Portugal

Douro

São Mamede de Riba Tua

Tiago Cartageno

Fator XPTO: A compreensão de um lugar.

A Quinta Vila Rachel é uma quinta centenária localizada em São Mamede de Ribatua, na região do Douro, fundada pelo célebre escultor António Teixeira Lopes. É uma quinta focada na produção de vinhos naturais e biológicos. A agricultura praticada é regenerativa e próximo do selvagem, de forma a conseguir obter-se uvas o mais puras e genuínas possível, para com isso obter vinhos que expressem de forma sincera o lugar de onde provêm.

A enologia é feita de forma completamente natural e artesanal, sem adição de sulfuroso ou qualquer outro aditivo químico, e com o mínimo de intervenção na adega. Atualmente, a Quinta é gerida pela 5ª geração da família fundadora, nomeadamente através de Tiago Cartageno, responsável pela viticultura e enologia. Depois de um percurso na área do Design, Tiago começou a dedicar-se à agricultura e a explorar vários métodos de produção com o objetivo de proteger os ecossistemas onde as vinhas da sua família se encontram situadas.

Nas suas palavras: “Não cultivamos uvas. Cultivamos sim ecossistemas dos quais as uvas também fazem parte.” Pelo meio do seu percurso, andou a viajar pelo Mundo fora à procura de quintas produtoras de vinho e outras culturas, desde as terras áridas dos Andes e Patagónia, passando pelas culturas tropicais brasileiras da Mata Atlântica e da Amazónia, até às terras frias do Japão, entre muitos outros lugares, sem esquecer obviamente as terras Mediterrâneas. O intuito seria conhecer pessoas com conhecimentos profundos de agricultura e enologia e perceber os vários métodos agrícolas regenerativos que estas praticam pelos vários continentes, para dessa forma absorver as melhores práticas e aplicá-las nas suas vinhas, juntando a isso o saber tradicional antigo que se pratica há centenas de anos no Douro. “Nas minhas viagens não procuro tanto a questão do melhor terroir de uma região, mas sim o melhor terroir que existe nas pessoas dessa região.”

Contactos

Voltar