
Quinta Várzea da Pedra
Portugal
Lisboa
Bombarral
Tomás Emídio
Factor XPTO: Frescura e Acidez, entre o Mar, a Lagoa e a Montanha.
A Quinta da Várzea da Pedra situa-se no Bombarral, Bombarral, entre o Oceano Atlântico e a Serra do Montejunto, numa das 9 Denominações de Origem da região de vinhos de Lisboa – DOC Óbidos.
A denominação conta com uma longa história na produção de vinho, referenciada pelos “vinhos finos” desde os tempos da fundação de Portugal. É um microclima único criado pelo Oceano Atlântico, pelo património geológico da Lagoa de Óbidos e pela influência meteorológica da serra de Montejunto.
Os nossos vinhos estão repletos de influência marítima devido à proximidade do Oceano Atlântico que aqui é ainda reforçada pela predominante brisa marítima de noroeste e pelo nevoeiro vindo da Lagoa de Óbidos. A presença da Serra do Montejunto (15km a Este) reduz o número de horas de sol por ano, torna o nosso Verão menos quente e o nosso Inverno mais frio e promove a criação de geadas matinais nas vinhas. Esta combinação dá frescura e salinidade aos vinhos, juntamente com uma acidez forte e saborosa que lhes confere uma grande capacidade de envelhecimento.
Em produção temos 14.5 ha de vinha (90% uva branca), nos quais promovemos práticas artesanais e tratamentos biológicos, sem recorrer a herbicidas, mantendo assim o rendimento por hectare equilibrado, com vista à qualidade. A vinha mais velha data de 1948, a mais nova de 2020. As uvas são colhidas manualmente das melhores zonas de cada vinha.
A vinificação é pura, com base nas nossas leveduras indígenas. A elevada acidez e o baixo pH das nossas uvas ajudam-nos a reduzir o uso de sulfuroso e a criar vinhos de que gostamos e que exprimem a nossa excelente localização e a essência das nossas uvas.