Picowines

Portugal

Açores

Pico

Losménio Goulart e Ana Isabel Ferreira

​​Situada a meio do Oceano Atlântico, na Ilha do Pico, a Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico – Picowines CRL, originada em 1949, junta a maioria dos produtores da ilha para produzir vinho com um terroir impossível de encontrar noutro lado do mundo. Atualmente somos compostos por uma família com cerca de 280 associados que, todos os anos, nos vendem toda a matéria-prima, com a melhor qualidade, para a produção dos nossos vinhos.

Os nossos vinhos são únicos devido ao extremo clima marítimo e devido à paisagem única das vinhas, esta última considerada Património Mundial pela UNESCO em 2004. O facto de sermos uma ilha vulcânica, construída através de lava e rocha, e a persistência do povo em transformar essa mesma lava em vinha, constitui grande parte da nossa identidade e da identidade dos nossos vinhos. A junção destes dois fenómenos faz com que o solo e o clima transmitam a todos vinhos características especiais e únicas.

“Fazer vinhos nos Açores é um privilégio para qualquer enólogo. Não só pelo facto de as uvas e os vinhos serem de grande qualidade e únicos, mas também pela responsabilidade que me foi entregue, de continuar o trabalho dos 280 produtores que produzem as uvas. É meu dever respeitar o incrível terroir e fazer com que este seja provado em todas as garrafas de vinho que produzimos.” – Bernardo Cabral, enólogo consultor da Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico.

Contactos

Voltar