Passo de Gigante

Portugal

Vinho Verde

Vila Verde

João Pires e Rui Oliveira

Fator XPTO: O que para a maioria é um passo insignificante, para nós é gigante. Acreditamos que estamos a fazer algo gigante, vinhos gigantes!

Os vinhos Passo de Gigante são produzidos na Quinta do Paço, em Vila Verde, contando com dois sonhadores/cuidadores de arbustos, ervas daninhas, silvas e videiras/trabalhadores agrícolas nos tempos livres/enólogos/gestores…, Rui Oliveira e João Pires. As vinhas, plantadas em solos pobres de base granítica na região do Minho, são compostas pelas tradicionais castas brancas Alvarinho, Arinto, Loureiro e Trajadura, e tintas Vinhão, Padeiro de Basto e Touriga Nacional. O cultivo das vinhas é feito de maneira a tentar integrá-las o máximo possível no grande ecossistema do vale em que estão inseridas. Para isso não é usado qualquer tipo de herbicida e é feito um esforço extra nas intervenções em verde, em detrimento da aplicação de fungicidas. 

O estilo de cada vinho é pensado de forma a maximizar o potencial das diferentes uvas produzidas, sendo sempre privilegiada a frescura e a aptidão gastronómica.  Os vinhos fermentam com leveduras indígenas, não sendo estabilizados ou filtrados, pela convicção que ambas as operações diminuem a sua expressão natural. Portanto, é o que é!

Contactos