Insula Vinus/span>
Portugal
Lisboa
Lisboa
Paulo Machado
Fator XPTO: Dedicação e persistência originam autenticidade e simplicidade.
“Nasci e sempre vivi na ilha do Pico, onde cresci em estreita ligação com as vinhas e os vinhos.
As vivências familiares e o fascínio pela vitivinicultura levaram-me a querer aprofundar conhecimentos e contribuir para a requalificação dos vinhos açorianos.
O projeto “Insula Vinus”, nascido em 2006, rege-se pela simplicidade de fazer bem, respeitando as práticas vitícolas ancestrais transmitidas de geração em geração, com pequenas adaptações ao conhecimento atual, em busca das melhores uvas e do mínimo de interferência na adega.
São privilegiadas as castas brancas autóctones e potenciadas as suas múltiplas facetas e comportamentos vitícolas, conjugando vinhas de diferentes idades e instaladas em diferentes localizações na costa sul e costa oeste da ilha, totalizando 23 ha.
A maioria das uvas é usada para a produção de vinhos tranquilos, mas uma parte considerável é reservada para vinho licoroso seco DOP Pico, concretizando uma teimosia antiga. Atualmente os espumantes ganharam lugar de destaque na adega, mas aguardam pacientemente pelo menos 5 anos para o primeiro lançamento.
Nos Açores a imprevisibilidade e rusticidade do clima não é contornável, pelo que todos os anos são diferentes, razão pela qual neste projeto os “vinhos têm que ser o que cada ano dá”.
Os atributos destes vinhos refletem a sua origem, onde castas únicas no mundo crescem num “substrato” rochoso nas proximidades do Atlântico, numa “recém-formada” ilha vulcânica com uma viticultura única e exigente.” Paulo Machado