Czar

Portugal

Açores

São Roque do Pico

Fortunato Garcia

Fator XPTO: Czar, distinto e singular.

As vinhas onde é produzido o Czar, são centenárias e localizam-se nazona dos lajidos da Criação Velha, da ilha do Pico, zona património mundial classificada pela UNESCO em 2004 devido às suascaracterísticas únicas.

Por se tratar de um vinho totalmente natural, sem adição de qualquer tipo de álcool, açúcar ou leveduras, a sua composição varia de acordo com o grau de maturação e as condições climatéricas incertas de cada ano, podendo aparecer como seco, meio seco, meio doce ou doce. É um vinho que naturalmente atinge 18% de graduação, e às vezes mais. Essa virtude, deve-se às características peculiares das uvas de que é feito, ao tipo de solo vulcânico e à desfolha realizada alguns dias antes da vindima tardia, ajudando na sobre maturação das uvas. Já ganhou vários prémios e medalhas, incluindo uma medalha de ouro na feira internacional de Moscovo em 2011. É considerado por muitos como o melhor licoroso dos Açores. Mais recentemente, em 2014, o crítico de vinhos Português, Nelson Moreira,considerou a colheita de 2008 como um fenómeno da natureza, que certamente iria ficar na história do vinho dos Açores.

Após a revolução Russa em 1917, foi encontrado vinho licoroso da ilha doPico nas caves do palácio do último Czar, Nicolau II. Este vinho era embarcado em barricas na ilha do Pico e enviado propositadamente pelos Czares para os seus banquetes reais. Chegou a constar de receitas médicas como cura para certos males e até Tolstoi o menciona no seu livro “Guerra e Paz”. Daí se ter considerado que o nome mais apropriado para este vinho seria “Czar”.

Contactos