Chona’s Marani

Georgia

Kakheti

Telavi

Mikheil Chonishvili

Factor XPTO: Vinhos naturais em Qvevri geram e acumulam emoções positivas

Chona’s Marani é uma produção familiar, localizada na cidade de Telavi, na região de Kakheti. A família tem uma longa tradição na produção de vinhos naturais, que foi transmitida durante gerações e é baseada na tecnologia tradicional Kakhetian, o que implica a produção de vinho no Qvevri.
O vinho é produzido a partir de uvas cultivadas nas vinhas da própria família. A vinha é mantida de acordo com regras bio-orgânicas. A manutenção da vinha, das uvas e da vinificação e engarrafamento é realizada por familiares.

As vinhas de Chona’s Marani estão localizadas na área protegida de Tsinandali, na aldeia (Kurdgelauri), a 550m acima do nível do mar. Sua área é de dois hectares.
As castas cultivadas são aplicadas com precisão à natureza específica da zona específica e à composição do solo.
As variedades de videira plantadas são Kakhetian Mtsvane, Rkatsiteli, Kisi, Saperavi.

Nas vinhas de Chona’s Marani, a vindima começa no final de setembro. Antes do início da vindima, o nível de maturidade das uvas é verificado para selecionar o período ideal para a colheita das uvas. As uvas colhidas são transportadas da vinha para a adega, de forma a garantir a sua máxima integridade. Depois disso, as uvas são prensadas numa máquina especial, em Qvevri.

O processo de fermentação é realizado inteiramente por leveduras selvagens orgânicas, que cobrem naturalmente a casca da uva.
No processo de fermentação, a “chacha” (casca e caule da uva) é intensamente misturada com o suco do qvevri, o que auxilia na desintegração do açúcar e difunde os compostos fenólicos – taninos úteis no vinho. Após a fermentação primária e secundária, o vinho é analisado em laboratório, para determinação dos seus parâmetros. Feito isso, o Qvevri é fechado e coberto com terra ou areia de rio, até a primavera.

No início de abril é inaugurado o Qvevri e provado o vinho. Faz-se uma análise laboratorial secundária e nessa altura a “chacha” é separada do vinho e o vinho colocado num Qvevri novo e limpo, onde é filtrado naturalmente, antes do engarrafamento.
A vinificação é tradicionalmente acompanhada por canções polifónicas georgianas, que fazem parte integrante da família e também acompanham a prova de vinhos.

Contactos