CaveMan Wines

Portugal

Douro

Vila Nova de Foz Côa

Luis Remisio

Fator XPTO: Uma empresa de fermentação alternativa com foco em vinhos e sidras de pequenos lotes e baixa intervenção no Douro, Portugal. Beba ou afogue-se a tentar.

Caveman wines começou com Luís Remisio que nasceu no porto, mas viveu sempre fora de Portugal em dois continentes diferentes até voltar há 16 anos atrás, proveniente de Vila Nova de Foz Côa (Douro Superior) onde trabalha com 12 hectares de vinha com benefício, maior parte dessa produção é vendida para as cooperativas para fazerem vinho do porto e depois parte dessa produção e vinificada para fazer os vinhos CaveMan (nome com ligação as gravuras rupestres com mais de 30 mil anos de Foz Côa). O Luís e um novo produtor que faz vinho há 10 anos e lançou a marca há 3. A cultivação e biológica não certificada em processo de certificação, também não e utilizado químicos no processo de vinificação só o mínimo de sulfitos com fermentação de leveduras indígenas.
Em termos da filosofia de vinificação a ideia Caveman é progressivamente usar menos eletricidade e agua na produção vínica, com instalação de painéis solares e recolha de aguas de precipitação, já que o produtor acredita que parte do terroir dos vinhos também inclui a sua transformação e a missão é aperfeiçoar essa técnica, também existe um pequeno bichinho por fermentações mistas e estao a explorar outras frutas também com maçã, pêra, mirtilo e cereja e como podem fazer combinações com uvas, existe muita fruta que e desperdiçada e sustentável aproveitar todos os recursos que o Douro tem para oferecer.
Os vinhos Caveman nao são clássicos do Douro, apesar do projeto ter começado no Douro Superior onde são provenientes vinhos carregados com muito álcool e taninos, o perfil dos vinhos Caveman é o oposto porque são leves frescos com menos de 12 % de álcool e pouco tânicos.

Contactos