Barroca da Malhada

Portugal

Beira Interior

Tinalhas

Fernando Teixeira de Camargo

Fator XPTO: Duas palavras que me norteiam no projeto do vinho são, entusiasmo e liberdade, sem as quais nada seria possível

“Em 2021, diante de uma mudança de vida, e finalizando um ciclo de trabalhos ligados a agricultura no Brasil, comecei a ir atrás de um sonho antigo de ter o próprio vinhedo e produzir o próprio vinho. Desde os 20 anos de idade sou um apaixonado por vinhos, sempre fazendo cursos e procurando degustações e harmonizações, principalmente nas viagens.
Sou arquiteto, com pós-graduação em economia e MBA em e-commerce, também com extensão universitária em Administração Rural. Em 2018, já com várias certificações em vinho, fiz um curso de Agricultura Biodinâmica no Brasil.
Foi neste curso que nasceu a ideia de convidar um dos companheiros de classe, Valdir Zanirato, para desenvolvermos juntos esse projeto de vinho e azeite em Portugal.
Assim, em setembro de 2021, em plena pandemia, depois de procurar muito, encontrei a Quinta de Santo Isidro, conhecida também como Barroca da Malhada, uma propriedade histórica, que havia pertencido aos Viscondes de Tinalhas. Eu e minha irmã, Luciana Teixeira de Camargo, adquirimos juntos a propriedade, e ela também entrou como sócia no projeto.

A propriedade, localizada em Tinalhas, na Beira Interior, tem vista privilegiada da Serra da Gardunha. São 17,5 hectares, sendo cinco hectares de vinhas e cinco hectares de oliveiras. Foi ali que começou o projeto da Barroca da Malhada, com manejo biológico e práticas biodinâmicas. Em 2023, Fabio Fernandes ingressou como o novo enólogo da casa, e Joaquim Barbosa, como adegueiro e colaborador.
As vinhas possuem predominantemente solo argilo-arenoso, com partes de granito decomposto, e os vinhos produzidos são artesanais e de baixa intervenção no processo de vinificação. Nove variedades de uvas são cultivadas: Arinto, Fernão Pires, Bical, Touriga Nacional, Trincadeira, Aragonez, Baga, Cabernet Sauvignon e Alicante Bouschet, colhidas manualmente.
Atualmente a Barroca da Malhada está em fase de transição para a Certificação BIO, e duas linhas de vinhos são produzidas: Barroca da Malhada e Edição Especial.
São vinhos intensos, estruturados, gastronômicos e muito versáteis.” Fernando Teixeira de Camargo

Contactos