Baías e Enseadas

Portugal

Lisboa

Sintra

Daniel Afonso

Fator XPTO: Autenticidade

A paixão pelo vinho entrou repentinamente na minha vida, há mais de 20 anos.
Desde então, só tem aumentado e depois de um percurso na restauração, sempre ligado ao vinho, o passo seguinte tinha de ser a criação do meu próprio vinho.
Tendo alguns terrenos na região de Colares, em solos argilo-calcáreos, vulgarmente designados na região por “chão rijo” (daí os meus vinhos serem “regional Lisboa” e não DOC Colares) e sendo esta para mim uma região de referência pelas suas características únicas em Portugal continental, foi aí que plantei as minhas vinhas em 2013 e 2014. Para essa plantação foram adoptadas as castas autóctones: Fernão Pires, Arinto e Malvasia de Colares nos brancos e Castelão nos tintos, de modo a preservar a identidade da região.

Devido à proximidade do mar (as vinhas estão situadas entre 3 e 5 Km do Atlântico), com as contantes neblinas e brisas marítimas há um micro-clima ultra-atlântico, o qual permite maturações muito lentas, com a preservação da acidez natural das uvas, o que torna os vinhos vibrantes e frescos. Estas brisas transmitem ainda aos vinhos, uma salinidade bem vincada.

Todas estas características perspectivam uma excelente capacidade de guarda em garrafa, tal como é apanágio desta região, que pretendo enaltecer, também com o meu trabalho.

Contactos