Arquitectos da FAUP

Portugal

Porto

Paisagem e Arquitectura: da Vinha e do Vinho

Terroir, a espessura do vinho!
O sabor de uma paisagem antrópica expressa-se no equilíbrio entre as condições geográficas e as práticas culturais multisseculares de um povo.

O líquido, que há séculos assinala rituais de celebração, encerra, na sua densidade, uma multiplicidade de ações e conhecimento. Representa um corte geológico, humano, cultural, temporal, matérico, atmosférico…

Sinal da violência dos processos produtivos de outrora, do domínio da potência geológica, da resistência às fúrias climatéricas e a outras forças físicas e biológicas…
Sinal do desenho e transformação da paisagem, obra colaborativa dos homens com a Terra…
Sinal do esforço e suor humanos, mas também da invenção e inovação técnica e tecnológica…

Compreender o vinho e a vinha é compreender a história dos lugares, do registo e da transmissão de memória. A exposição ‘Paisagem e Arquitectura: da Vinha e do Vinho’ propõe uma viagem da Ilha do Pico, nos Açores, às encostas da Madeira, dos vales no Douro Vinhateiro a outras regiões demarcadas. Uma viagem pelo reconhecimento e intervenção no património paisagístico e arquitectónico vitivinícola, pela história das quintas, pela produção e transformação do território, por ações de recuperação, renovação, intervenção e inovação arquitectónicas…

Expondo dissertações de MIArq e projetos e obras de arquitectura da autoria de docentes e investigadores da FAUP, parte ao reencontro de uma ‘vocação do Terroir Madeira a partir das transformações na arquitectura da paisagem vitícola’, explora os ‘Espaços do Vinho’, projetos para novas caves e adegas e intervenções em adegas existentes e outros espaços associados à produção do vinho. Analisa e apresenta projetos para novos centros de enoturismo. Procura, nesta viagem, compreender os desafios contemporâneos colocados aos arquitectos na conceção dos espaços do vinho, entre rituais ancestrais e a eficácia programada das ‘máquinas do vinho’, entre a memória histórica-cultural e as inovações tecnológicas, entre beleza e sustentabilidade.

Comissariado
Carla Garrido de Oliveira, Filipa Guerreiro, Maria José Casanova

Exposição patente no Casa Cor de Rosa (FAUP), 2 a 4 de Julho de 2021

Contactos

Voltar