
Adega Viúva Gomes
Portugal
Colares
Almoçageme
José e Diogo Baeta
Fator XPTO: Viúva Gomes a trabalhar por paixão desde 1808.
A Viúva Gomes está focada em valorizar os pequenos terroirs dentro da Região de Colares.
Acreditamos em vinhos genuínos, ligados à terra que nos envolve, preservando e destacando a idoneidade de cada lugar.
Pretendemos individualizar e proteger as características e singularidades da Denominação de Origem Colares (as uvas para DO Colares crescem em solos arenosos, de vinhas plantadas em pé-franco, maioritariamente com as castas Malvasia de Colares, brancos, e Ramisco, tintos). Como também demonstrar o potencial dos restantes lugares dentro da Região, sem aptidão para a mesma. Tudo isto numa ótica do valor intrínseco de cada sítio, pela diferenciação e não hierarquização.
Nas três freguesias aptas para a produção de vinho DO Colares – Colares, São Martinho e São João das Lampas – verifica-se uma variabilidade climática, geológica e orográfica, merecedoras de estudo e de destaque. São estas variações que tornam cada vinho único e com características indissociáveis a cada um destes terroirs.
Acreditamos que o futuro se faz com o passado. Assim, queremos respeitar o longo caminho que nos trouxe até aos dias de hoje. No entanto, não fechamos portas ao conhecimento e à exploração, estas ajudam-nos a delinear a evolução que queremos para a Viúva Gomes e para o futuro de Colares.
José e Diogo Baeta, 4ª e 5ª geração de guardiões da Viúva.