
Adega Belém
Portugal
Lisboa
Lisboa
Catarina Moreira e David Picard
Fator XPTO: Adega urbana notável e destemidamente experimental em Lisboa
A Adega Belém é uma adega urbana localizada no bairro de Belém, em Lisboa. Gerida pelos enólogos e proprietários David Picard e Catarina Moreira, a sua produção anual é de 10 a 12.000 garrafas de vinhos artesanais de qualidade produzidos em lotes relativamente pequenos. Todos os vinhos são fermentados espontaneamente, sem sulfitos para preservar a biodiversidade das leveduras, criar uma forte expressão do terroir e enfatizar o carácter varietal. Os vinhos são criados ao seu ritmo, com controlo de temperatura cuidadosamente aplicado durante a fermentação, uma forte ênfase no trabalho direto no vinho e a estreita supervisão “parental” dos dois enólogos, para lhes permitir amadurecer em personalidades fortes e vibrantes.
O David e a Catarina tornaram-se enólogos após carreiras de investigação universitária de sucesso em Portugal e no estrangeiro. Uma vez cientista, sempre cientista: Para além do amor pelas artes e crafts sofisticados, ambos gostam de desafiar as convenções (agora nas áreas da vinificação) e de experimentar com castas, novas e antigas tecnologias e diferentes tradições vinícolas — sempre com a máxima: os vinhos devem ser deliciosos!
A Adega Belém é um projeto colaborativo que dá continuidade à tradição cooperativa centenária prevalecente em Portugal de unir viticultores a enólogos (existem 2.200 viticultores e 120 adegas na região vinícola de Lisboa). Desde a sua criação, a adega tem trabalhado em estreita colaboração com cinco viticultores da cidade de Lisboa e arredores, que partilham a filosofia de David e Catarina de vinificação de baixa intervenção, com vinhas a prosperar nas paisagens mistas ecologicamente ricas da costa atlântica de Lisboa (em vez de grandes monoculturas).
Os vinhos da Adega Belém estão disponíveis no mundo altamente vivo dos wine bars em Portugal e são distribuídos na Holanda, Alemanha, França, Reino Unido, Noruega, Canadá/Quebeque e Espanha. O David e a Catarina participam no simplesmente… Vinho 2025 para conhecer pessoas com ideias semelhantes que trabalham em Portugal e no estrangeiro, incluindo em mercados-chave onde têm muita atividade direta B2C que gostariam de transferir para distribuidores locais/nacionais: Suíça, Suécia, Dinamarca, Finlândia, Polónia, possivelmente EUA e outros.