A Cerca dos Frades

Portugal

Pico

Santa Luzia (São Roque do Pico)

Tito Silva

Fator XPTO: Legado vulcânico temperado pelo vento do mar

Há muitas regiões vinícolas no Mundo, mas poucas são tão arrebatadoras como a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico. A gigantesca malha de currais de pedra que foi necessário erguer para proteger as vinhas do rocio do mar e dos ventos e a riqueza do património associado à cultura da vinha possuem um caráter único e universal, que a UNESCO reconheceu em 2004. Nos dias de hoje, o Pico Vinhateiro renasceu.

“Cerca dos Frades” é a designação para uma parcela de terreno cedida pela população aos frades durante a sua instalação, a mando do Rei Pedro III, em Santa Luzia. Perante o pedido de “área do tamanho da pele de um boi” o povo cedeu de bom grado, até se aperceber da esperteza astúcia dos frades: cortaram a pele do boi em tiras muito estreitas, formando um longo cordão com o qual cercaram uma superfície que à partida seria minúscula, numa área de 2000m² delineando esta cerca com 3,25m de altura.

Um projeto iniciado pelo fundador da empresa, Tito Silva, no coração da Paisagem a Vinha do Lajido de Santa Luzia na Ilha do Pico, que devido à relação afetiva de uma parcela que era do seu avô, onde em criança faziam uma pequena vindima familiar. 

Em 2015 deu-se início à requalificação das vinhas, plantando inicialmente 3 hectares com as uvas Terrantez do Pico, Arinto dos Açores e Verdelho.  Em 2018, com 15 hectares, surge o primeiro vinho branco “A Cerca dos Frades” Blend Terrantez do Pico, Arinto dos Açores e Verdelho. No ano seguinte, além do “A Cerca Dos Frades” Blend, lançam o primeiro monocasta “A Cerca dos Frades” Terrantez do Pico. Em 2020, mantendo o Blend e do Terrantez do Pico, acrescentam à família “A Cerca Dos Frades” o Verdelho, o segundo monocasta.

Contactos