
Sidónio de Sousa
Portugal
Bairrada
Ancas (Sangalhos)
Paulo Sousa
Fator XPTO: Paixão de produzir vinhos inteiros, fiéis a uma identidade e um território.
“Sidónio de Sousa é meu pai, mas tudo começa bem antes com o meu avô quando, há um século atrás, retorna dos EUA e decide investir na vinha. Adquire as primeiras parcelas nos terrenos argilo-calcários próximos à aldeia de Ancas e começa a cultivar vinha (de Baga claro!)
Em 1990, já com o meu pai, dá-se a primeira transformação: incentivados pelos prémios atribuídos ao nosso vinho, até então vendido a granel, o meu pai, Sidónio de Sousa, ousa engarrafar o vinho e começar a vender como marca própria. Surgem o Reserva e logo depois o Garrafeira.
As videiras brancas no meio do tradicional encepamento tinto começaram a ser colhidas à parte ainda antes de 2000. Na altura fazia-se simplesmente… umas “brincadeiras” com bolhas…
Na viragem do milénio começa-se a pensar no espumante mais à séria e, em poucos anos, plantámos uma vinha de Bical, Maria Gomes e Arinto. Mas a verdadeira revolução borbulhante ocorre em 2012 quando o processo produtivo é repensado e lanço a marca Special Cuvée.
Em 2016 a primeira experiência de vinho branco (sem bolhas!) surpreendeu-me e hoje em dia não consigo pensar como simplesmente não surgiu mais cedo! O Reserva Branco é um perfil de vinho do qual muito me orgulho. Isto marca a evolução de uma casa, de um produtor clássico de tintos na Bairrada para uma família que, mantendo a veia clássica, tenta explorar ao máximo tudo o que as nossas videiras nos dão.
Tudo começa sempre na vinha, as minhas cepas são o meu maior tesouro! Depois, na adega tento não estragar a fruta. Os meus vinhos são vinhos que eu gosto, a minha paixão, não sigo modas nem tento andar na onda. São néctares simplesmente inteiros, completos e de enologia minimalista. Expressam um território, uma casta identitária, e a vida de uma região – A Bairrada, a Baga, e as suas gentes.”