
Rui Reguinga Terrenus
Várias regiões de Portugal
Rui Reguinga
Fator XPTO: Em cada Terroir um novo desafio.
Rui Reguinga, decidiu estabelecer-se no Alto Alentejo, mais especificamente no coração do Parque Natural da Serra de São Mamede, onde passou a concentrar-se plenamente no desenvolvimento do seu projeto Terrenus, dedicando-se minuciosamente a cada pormenor. Atualmente, lidera diversos projetos de sucesso em Portugal e internacionalmente. No entanto, é na criação dos seus próprios vinhos que concentra a maior parte da sua atenção, sempre em busca de expressar de forma autêntica o caráter e o potencial do terroir de onde provêm.
O Terrenus nasceu no Alentejo, em vinhas situadas entre 600 e 750 metros de altitude, dentro do Parque Natural da Serra de São Mamede. Com 12,5 hectares, distribuídos por sete parcelas, a região oferece um microclima único que favorece maturações lentas, resultando em vinhos frescos, com boa acidez e menor teor alcoólico. As vinhas convivem com oliveiras, castanheiros e cerejeiras, criando um terroir diferenciado.
Com solos xistosos a norte e graníticos a sul, as vinhas têm uma média de idade 90 a 100 anos para o Terrenus Reserva e vinhas centenárias para os vinhos de parcela única. Todas as castas plantadas são portuguesas, com variedades brancas como Arinto, Fernão Pires, Bical e Moscatel Branco, e tintas como Trincadeira, Alicante Bouschet, Aragonez e Castelão, entre outras.