Mont’Alegre 2018-02-01T12:42:45+00:00

Mont’Alegre

Portugal

Trás-os-Montes

Montalegre

Francisco Gonçalves

Fator XPTO: Podemos tirar o homem da terra. Jamais podemos tirar a cunha da terra ao homem.

Montalegre reúne, de forma natural, as condições ideais para estágio e envelhecimento de vinhos de montanha. Os níveis de menor pressão atmosférica e concentrações de oxigénio mais baixas provocadas pela altitude, tal como o clima de invernos frios e agrestes e verões com amplitudes térmicas grandes entre dia e noite, favorecem a evolução controlada das características aromáticas e gustativas ao longo do período de estágio de um vinho que se queira com carácter.
E Mont´Alegre tem carácter: vinhos produzidos a partir das castas autóctones da região de Trás-os-Montes, oriundos de vinhas plantadas em solos pobres de predominância granítica e com altitudes acima dos 650 metros.
Mais tarde, tudo acontece em Montalegre, pelas soberbas condições naturais para o estágio e o envelhecimento de vinhos, dotando-os de frescura, equilíbrio e elegância. Acima de tudo, conferindo-lhe identidade.
Podemos tirar o homem da terra. Jamais podemos tirar a cunha da terra ao homem. Foi com este propósito de regresso às origens e de redescoberta da identidade que decidi estagiar os meus vinhos em Montalegre, a minha terra natal. É na qualidade e exclusividade que procuro reconhecer e retribuir a Montalegre com a chancela Mont´Alegre.
Por tudo isso e, principalmente, pela herança familiar de celebração telúrica – os vinhos Mont´Alegre são também um casamento perfeito entre a intensidade e o sabor dos fumeiros do Barroso.

Contactos

Voltar