Paulo Coutinho Vigneron

Portugal

Douro

Celeirós do Douro

Paulo Coutinho

Fator XPTO: Um enólogo não pode fazer vinhos apenas para si, mas pode ambicionar ter amigos suficientes para beber todo o vinho que produzir.

Pequeno projeto pessoal de apenas 2 ha de vinha que representa 65% da superfície total da área. Inclui ainda um Olival, plantações de sabugueiros e zonas de mato. 

Produções de vinha certificadas em método biológico e em 2023 completa-se a certificação também do olival (entretanto foi adquirido).

A filosofia de produção passa por uma abordagem holística e regenerativa, estando a utilizar macerações ou fermentações de plantas nos tratamentos, bem como desenvolvimento e propagação da microbiologia nos solos.

As vinhas estão divididas em duas áreas distintas, uma em altitude para a produção de brancos, e outra bem mais dentro da região do Douro, e mais exposta, para os tintos. Branco, o Vinha do Borrajo. Tinto, o Vinha da Fonte. Há um terceiro vinho que resulta das duas parcelas (sumo do tinto que fermenta em peliculas de uva branca), batizado Fusion!

Diz o Paulo: “Como sou bastante experimentalista… temos uma série experimental, onde chegam os resultados das brincadeiras que vamos fazendo em adega, a qual dá pelo nome de Da Terra… ao Copo!”.

Contactos