Vinha Unna2019-01-30T10:58:48+00:00

Vinha Unna

Brasil

Serra Gaúcha

Pinto Bandeira

Marina Santos e Israel Dédea

Em 2010, o casal Marina e Israel Santos iniciaram um projeto de vinhos e gastronomia. Adquiriram uma propriedade de 2.5 ha em Pinto Bandeira (na Serra Gaúcha, nordeste de Rio Grande do Sul, Brasil), uma região de solos vulcânicos e ácidos, em uma altitude de 750 m. Lá plantaram videiras e alimentos, em agricultura biodinâmica, e formaram uma parceria com mais dois produtores de uvas orgânicas da região. A propriedade é certificada orgânica e biodinâmica pela Ecovida.

A Vinha Unna nasceu com a preocupação em ser sustentável, em enaltecer seu terroir através de vinificações que valorizam o caráter varietal e a identidade de cada cepa, através de vinhos de fermentação espontânea, não filtrados e sem adição de sulfito. A Vinha Unna possui dois projetos de resgate de variedades, um chamado Terroir Ancestral que resgata as primeiras cepas tintas e brancas que chegaram ao Brasil (Peverella, Moscato Antigo e Barbera) e o Terroir de Chuva, com as cepas mais antigas da região de Pinto Bandeira (Cabernet Franc, Ancelotta e Chardonnay), onde a condução das videiras é em Gobelet e Pérgola.

O projeto inclui um pequeno bistrô, único restaurante do estado certificado orgânico e biodinâmico, onde o chef Israel coordena o menu sazonal com ingredientes de produção própria e de pequenos produtores orgânicos locais. Uma das famílias pioneiras em produção orgânica biodinâmica na Serra, estão a frente da Associação Biodinâmica da Serra, e pelo Slow Food representam a Comunidade do Alimento Vinhos Naturais do Brasil, mantem ainda o projeto de educação Gosto da Terra, onde ensinam crianças e jovens sobre agricultura sustentável e aproveitamento integral dos alimentos.

Contactos

Voltar