Videiras no Mar2019-01-30T11:54:20+00:00

Videiras no Mar

Espanha

Morrazo

Cangas do Morrazo

Antonio Portela

Fator XPTO: A derradeira fronteira, o último límite… no extremo do mundoviño.

Antonio Portela organiza desde hai 8 anos com Marina Cruces “A Emoción dos Viños”, festival de vinhos emocionantes no claustro da Catedral de Tui. Escribindo de vinhos e claves que nos levem máis alá no blog “O Viticólogo dos Bagos”. António na 1ª pessoa:

“Videiras no Mar (Viños do Solpor) é a nossa adega localizada na península do Morrazo (Galiza) entre as duas Rías máis baixas, como uma proa voltada para o por de sol e o abraço oceânico. Um paraíso de areias brancas e finas, uma paisagem de dunas, praias ensolaradas com sol brilhante entre as Ilhas Cies e a Ilha de Ons. Nestes locais existe uma viticultura tradicional de arquitectura ancestral, em que trabalhamos com uma sensibilidade respeitosa com o meio ambiente, defendendo uma viticultura tradicional integrada na paisagem. Um vinhedo de variedades ancestrais únicas e escassas, como a tinta femia, relacionada ao caiño redondo, e o espadeiro branco, relacionado ao loureiro.

O Morrazo é um território que não estava dentro do D.O. Rías Baixas e que desde a última safra é uma Indicação Geográfica Protegida. Produzimos vinhos das vinhas mais atlânticas da Galiza, vinhos tintos da freguesia de Cela, na cidade de Bueu, e vinhos brancos da freguesia de O Hío, na cidade de Cangas. Salinidade, granito, areia, acidez, frutado vibrante, verticalidade, visceralidade. Salitre e solpor.“

Namorado 2016 Tinta Femia da enseada de Bueu, na costa norte de Morrazo. Produção de 250 garrafas. Desembaralhada à mão, pisada a pé, fermentou em um velho tino de castanho, passando 12 meses em barricas usadas de carvalho francês.

Quereres Berobreo 2017 Espadeiro branco 60% e Albariño 40% de Pinténs de O Hío (Cangas) 280 garrafas. Fermentado e envelhecido em barricas de carvalho.

Quereres O Hío 2017 Albariño 80% e espadeiro branco, caiño branco e treixadura de Pintens de O Hío (Cangas) 280 garrafas. Fermentado e envelhecido em barricas de carvalho.

Contactos

Voltar