Secret Spot Wines2019-01-30T12:02:54+00:00

Secret Spot Wines

Portugal

Douro

Favaios

Gonçalo Sousa Lopes e Rui Walter Cunha

Fator XPTO: Secret Spot Wines – Handcrafted Wines from the Douro Valley

Secret Spot Wines nasceu em 2004 pelas mãos de dois amigos, Gonçalo Sousa Lopes e Rui Walter da Cunha. Conheceram-se na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real), de onde sairam licenciados em Engenharia Agrícola e Enologia, respetivamente. Para além da paixão pelos vinhos, os dois partilham o gosto pelos desportos de mar. Gonçalo pratica vela, tendo já praticado bodyboard, e Rui não dispensa o surf e o skate longboard. O espírito de aventura e a procura dos melhores sítios para a prática das modalidades serviu de inspiração à escolha do nome para este projeto invulgar na área dos vinhos: Secret Spot Wines.

Através da GR Consultores, começaram por fazer consultoria vitivínicola no Vinho Verde,  Douro, Trás-os-Montes e Alentejo. Mas, a vontade de fazer vinhos com assinatura acabou por se impor, originando a Secret Spot Wines.

A escolha do local para a vinificação recaiu na Adega da Quinta da Faísca, na freguesia de Favaios. Clima ameno, altitude elevada, local acessível e muito bem dimensionado, que lhes permite conciliar as tradicionais práticas vinícolas durienses com os contributos da enologia moderna.

A prioridade seguinte de Gonçalo e Rui foi encontrar pequenas parcelas de vinhas que exprimissem nos vinhos a complexidade, a elegância, a harmonia e a estrutura desejadas. Começaram por explorar pequenas parcelas localizadas em Vale Mendiz e no Vale do Rio Torto, para além de outras vinhas muito velhas localizadas noutros vales do Douro. Complementam a produção com uvas de pequenos produtores, fruto de parcerias bem firmadas e controlo de qualidade permanente e exigente.

As uvas brancas provêm de zonas mais altas, o que resulta num amadurecimento mais lento do fruto e a garantia de uma melhor preservação dos aromas e da acidez. Um dos locais de eleição é a própria Quinta da Faísca, em Favaios.

Contactos

Voltar