Rui Reguinga 2018-02-01T04:20:25+00:00

Rui Reguinga

Portugal

Tejo

Almeirim

Rui Reguinga

Fator XPTO: Em cada Terroir um novo desafio.

Rui Reguinga nasceu em 1966, em Almeirim, numa família com raízes no mundo do vinho. Filho e neto de vitivinicultores, cresceu com o sonho de prosseguir uma carreira nesta área. Esta vocação ganhou forma ao licenciar-se em Engenharia Alimentar pelo Instituto Superior de Agronomia em Lisboa.
DeComeçou como enólogo assistente de João Portugal Ramos, e mais tarde (em 2000) com a sua própria empresa de consultoria, desenvolvendo projetos em várias regiões de Portugal: Douro, Dão, Ribatejo, Lisboa, Península de Setúbal, Alentejo e Madeira, assim como no Brasil e Argentina.
Para a sua realização completa plantou em 2001 uma pequena vinha de 1ha para fazer o “seu” vinho, realizando mais um sonho: ser vigneron, isto é, fazer o seu vinho com as suas próprias uvas. Desta forma surgiu, em 2004, o Tributo. Este projeto na região do Tejo, é um blend de castas francesas da região do Rhône: Syrah; Grenache; Mourvèdre e Viognier.
Também em 2004, encontrou a vinha velha que há muito procurava na Serra de S. Mamede, no Alto Alentejo, um field blend de 12 castas tintas, origem do seu primeiro vinho no Alentejo: o Terrenus.
A busca por mais vinhas velhas continuou, atualmente são 6 na Serra de S. Mamede e com altitudes entre os 600 metros e os 750 metros.
Em 2009, encontrou uma vinha velha para elaborar o seu 1º vinho na região do Douro: o Terrassus, com Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz e outras castas autóctones.
Tem também projectos de parcerias com os colegas e amigos: Argentina Rui Reguinga Malbec, Austria Wenzel & Rui Reguinga Beerenauslese e Dão Rui Reguinga Touriga Nacional.
Em todos estes vinhos a filosofia é sempre que só se chega a um grande vinho, com um bom trabalho na vinha.

Contactos

Voltar