Quinta de Vale de Pios 2018-02-05T00:00:22+00:00

Quinta de Vale de Pios

Portugal

Douro

Barca d’Alva

Joaquim Almeida, Maria Costa Pinto

Fator XPTO: Taste the wine, feel the land.

Horas debruçados sobre cartas militares e geológicas e muitos quilómetros de pó percorridos levaram-nos, inesperadamente, a um vale com mortórios e pés de vinha pré-filoxérica em local em pleno Parque Natural do Douro Internacional, Barca Dalva, Douro Superior. A sensação de “é aqui” venceu-nos, e “aqui” nasceu o projecto da Quinta de Vale de Pios. De projecto da cabeça de um arquitecto conquistado pela vinha, o vinho e o Douro onde fez trabalhos em caves, adegas e quintas, tornou-se projecto de vida familiar.
Na posse deste terroir magnifico, era preciso materializá-lo. A existência de uma linha de água, que sustenta um ambiente extraordinariamente rico em fauna e flora, revelou-se de vital na fase de instalação das novas parcelas de vinha ao alto. A escolha das castas foi feita com base na experiência de trabalho no Douro e em mais uns quilómetros de pó a catalogar vinhas velhas daquela região (golpe de sorte: conseguir uma equipa de excelentes profissionais, amigos coleccionados, que desde sempre nos orientaram). Cuidámos bordaduras, pomares e pequenos bosques acreditando que a presença destas manchas de frescura, em lugar de elevadas amplitudes térmicas e de secura tão extrema é tanto ou mais importante que a rega, sem os inconvenientes desta. Mais que a prática de uma agricultura biológica ou biodinâmica, permite-nos uma viticultura natural.
A adega, de início inexistente, desenhada e redesenhada, vai crescendo…
Produzimos vinhos tipicamente durienses que têm recolhido críticas e prémios nacionais e internacionais, o que tem alimentado o nosso compromisso de produzir com a mais alta qualidade vinhos de que gostamos e que nos dão um enorme prazer partilhar.

Contactos

Voltar