Quinta de Covela 2018-02-01T12:57:23+00:00

Quinta de Covela

Portugal

Minho

Baião

Tony Smith

Fator XPTO: Abraçar o futuro, respeitando o passado.

A Quinta de Covela é reconhecida pela sua extraordinária beleza natural e pela sua história, que remonta ao século XVI, com ruínas de uma casa senhorial, vistas magníficas para os socalcos com vinhas, pontuados de árvores e pomares. Durante grande parte do sec. XX, a Covela foi propriedade de Manoel de Oliveira, um dos cineastas mais importantes da Europa.
Os vinhos desta propriedade debruçada sobre a margem direita do rio Douro e situada na fronteira entre o granito da Região dos Vinhos Verdes e o xisto da Região dos Vinhos do Douro/Porto, são distintos. Aproveitando o melhor das duas regiões – a mineralidade dos solos graníticos característicos da região dos Vinhos Verdes e o sol forte do vale do Douro que favorece a maturação das uvas, a Quinta de Covela produz vinhos com uma enorme frescura, mas também com uma grande capacidade de envelhecimento. A casta “bandeira” é sem dúvida o Avesso, mas o rosé feito 100% com Touriga Nacional tem ganho um crescente reconhecimento.
A Covela pratica agricultura biológica e a vindima é feita manualmente, parcela a parcela, de modo a permitir a microvinificação. O enólogo é Rui Cunha, que está envolvido neste projeto desde o início, na década de 1990.

Contactos

Voltar