Quinta de Arcossó 2018-02-05T00:02:39+00:00

Quinta de Arcossó

Portugal

Trás-os-Montes

Arcossó

Amílcar Salgado

Fator XPTO: Arcossó: da nossa terra, das nossas videiras e apenas das nossas uvas, para que o lugar se exprima através do vinho.

A nossa missão é simplesmente transformar vinho ancestral de camponeses em vinho de excelência. O projeto Quinta de Arcossó é simplesmente a concretização de um sonho de criança, motivado pela envolvência e o ritual dedicado pelos nossos antepassados à produção do vinho. Teve início em 2001, recuperando aquilo que a família Pizarro Montalvão Machado (descendentes dos grandes conquistadores da América Latina) tinha vindo a executar à mais de 400 anos.
A Quinta está localizada na micro-região da Ribeira de Oura, local de fortes tradições vitícolas que remontam à ocupação Pré-romana, junto a Vidago, Chaves, Trás-os-Montes, numa encosta exposta a Sul e a uma altitude de 400 metros e com um declive de 20%. A topografia convexa para aquele ponto cardeal, muito aberta a Este e a Oeste, permite receber mais horas de sol e luz e de forma mais homogénea, bem como drenar e dissipar mais facilmente a humidade e não concentrar o calor. Os solos são de origem granítica, com elevada profundidade de saibro.
Na adega exprimimos todo o potencial das nossas uvas e minimizamos as operações mecânicas. Resultado da harmonia perfeita entre a natureza e o homem, nos 12 hectares da Quinta de Arcossó produz-se, desde 2005, um vinho que procura a excelência. De produção inteiramente artesanal, complementada por uma enologia de baixa intervenção e elevada vigilância, todos os vinhos tintos são transformados com pisa a pé, enquanto os brancos e o rosé foram transformados até 2014 sem sistema de refrigeração. A constante procura da perfeição na elaboração dos vinhos atinge o seu expoente máximo no vinho Quinta de Arcossó Superior digno da mais alta joelharia, decorrente da escolha manual bago a bago e fermentação em barricas de madeira nobre.
Estamos convictos de que em cada garrafa de Quinta de Arcossó se descobrem vinhos únicos, onde destacamos o Bastardo e o Grande Reserva, estagiados em tonéis de madeira de castanho com mais de 100 anos.

Contactos

Voltar