Quinta da Ermegeira

Portugal

Lisboa

Ermegeira (Torres Vedras)

Ricardo Melo

Fator XPTO: simplesmente… Natural.

Ricardo Melo, diretor administrativo e fundador, é responsável pelo processo de recuperação da Quinta da Ermegeira, um local histórico e repleto de estórias que datam do século XVI, época em que a família Perestrelo se estabeleceu em Portugal e a rainha D. Leonor governou o país.

Ex-comerciante de vinhos no Reino Unido, Ricardo cresceu no Brasil, um dos principais mercados de exportação de Portugal, onde ficou exposto aos vinhos portugueses desde o início de sua educação. Com o tempo, através de degustação e viagens, ele conheceu e apreciou a diversidade de terroirs e uvas que definem a paisagem vitícola de Portugal. Depois de algum tempo viajando pela Europa, ele se estabeleceu em Londres, onde ficou surpreso ao descobrir que a maioria das listas de restaurantes tinha uma seleção muito pequena ou inexistente de vinhos portugueses. Mais tarde, esse fato motivou-o a procurar produtores em Portugal que produziam vinho naturalmente, mas em pequena escala. Eventualmente, foi uma motivação maior que o levou a se mudar para o interior de Portugal, a fim de produzir seu próprio estilo de vinhos, bastante influenciado por outros estilos na Europa, mas também do extremo sul do Brasil, onde há um pequeno grupo de produtores de vinho, produzindo vinho artesanal focado na qualidade e não na quantidade. O objetivo final era produzir vinhos naturalmente sem o uso de produtos químicos sintéticos ou sulfitos, na região rica e discreta de Torres Vedras, nos arredores de Lisboa.

A paixão por vinhos naturais é uma consequência dos últimos anos em Londres, provando e conhecendo produtores incríveis. Começar a ver todos esses vinhos naturais de outros lugares da Europa realmente estabeleceu uma meta de produzir vinhos naturais sem intervenção no clima atlântico da Europa. A decisão de se instalar na região de Lisboa ocorreu devido à forte influência oceânica da região, com ventos frios persistentes, dias quentes e secos e o resultado de vinhos frescos com baixo teor alcoólico e forte mineralidade. No final das contas, o objetivo é buscar vinhos autênticos de Portugal, quase desconhecidos do mundo, para trazer um sabor fresco, diversidade de sabores e intervenção mínima para abalar a cena natural do vinho.

Ricardo fez uma estreita parceria na Quinta da Ermegeira com José Augusto Fasolo, um enólogo do Rio Grande do Sul, no sul do Brasil. José começou em Salton, um famoso produtor industrial de vinhos no Brasil, mas depois começou a produzir vinhos naturais com sua mãe, Lizete Vicari, em seu próprio projeto chamado Dominio Vicari. Juntos, na adega, ambos produzem vinhos combinando conhecimento e técnica para produzir vinhos livres de quaisquer produtos químicos sintéticos, orgânicos, com procedimentos biodinâmicos e vinhos sem sulfitos. Uvas 100% provenientes de Torres Vedras terroir, onde trabalhamos com Castelão, Alicante Bouschet e Tinta Roriz para tintos e Arinto, Chardonnay e Chenin Blanc para brancos.

Contactos

Voltar