Luís Seabra 2018-02-01T13:02:59+00:00

Luís Seabra

Portugal

Douro

Porto

Luís Seabra

Fator XPTO: Vinhos Cru, solo líquido na garrafa.

Em 2013, depois de anos a fazer aquilo que mais gostava para outros, a vontade de produzir o seu próprio vinho levou-o a iniciar um projecto na região do Douro e na sub-região de Monção e Melgaço. Nasce assim o projecto CRU, vinhos com intervenção mínima do solo á garrafa, vinhos sem espartilhos nem maquilhagem que procuram mostrar o local de onde vêm, fermentações naturais (onde apenas é usado sulfuroso), vinhos verdadeiros e honestos, puros e crus, onde o único compromisso é aprender a fazer melhor. Todos os vinhos do Projecto CRU fermentam e estagiam em madeira, o seu contacto com o inox é reduzido ao mínimo indispensável.
Vinhas velhas da Mêda com predominância da casta Rabigato, duas vinhas do Cima Corgo, de lados opostos do rio Douro, e vinhas tradicionais da freguesia de Paderne em Melgaço, acompanhadas ao longo do ano em parceria estreita com os viticultores numa partilha constante de novos e velhos saberes, são a fonte de matéria-prima para que na adega se transformem em vinho com mais contemplação e menos acção. Estas vinhas têm um carácter próprio dado pelo sítio onde estão plantadas e pelas castas que constituem a mistura. Os vinhos que delas obtemos, quando respeitamos as suas uvas na adega, são como elas, muitas vezes discretos, pouco dados a muita exuberância, mas com uma profundidade e complexidade próprias dos longos anos de experiência.
Por enquanto um Projecto sem terra mas que em breve espera poder acrescentar a uma intervenção mínima na adega um granjeio equilibrado e consciente na vinha, capaz de respeitar solo e natureza preservando um património que é de todos que são as vinhas velhas.
Este é o início de uma viagem, uma busca constante que não sabemos bem onde nos levará, mas acima de tudo é o percurso que nos interessa mais do que o destino. Venha viajar connosco!

Contactos

Voltar