Esmero 2018-02-01T12:11:58+00:00

Esmero

Portugal

Douro

Lamego

Rui Soares

Fator XPTO: Esmero, um produtor “garagista” que honra as vinhas velhas do Baixo Corgo.

Esmero é uma empresa familiar duriense cujas origens remontam ao tempo do avô Fernando, que plantou a maior parte das vinhas e incutiu na família o gosto pelo sector da vinha e do vinho. Durante muitos anos a quinta comercializou uvas e apenas produzia vinho para consumo próprio.
Em 2002 teve inicio uma nova etapa, a produção e comercialização de vinhos DOC Douro. Em mente apenas um objectivo: a produção de vinhos de alta qualidade – o que de melhor o Douro tem para oferecer!
A gama de vinhos da empresa assenta em duas marcas com perfis bem distintos: um estilo clássico assente na videira velha para o Esmero enquanto o Mimo apresenta maior juventude e leveza ilustrada no rótulo por um jovem enxerto.
Os vinhos Mimo e Esmero branco provêm de um solo peculiar, de transição de xisto para granito, sendo o primeiro elaborado a partir das castas Moscatel Galego Branco, Fernão Pires e Síria, apresentando um estilo aromático, leve e vivo. O “irmão” mais velho (Esmero) é produzido com Viosinho e Gouveio, tendo um perfil mais gastronómico, com uma mineralidade muito própria.
Quanto aos tintos, a idade e localização da vinha marcam a distinção entre os vinhos. O Mimo tinto provém de uma vinha com 50 anos situada em altitude (500 metros) enquanto o Esmero tinto é oriundo de uma vinha muito velha (80 anos) situada em cota baixa. Ambos são vinhos de lote castas, mistura essa feita na vinha como era tradicional nas antigos vinhedos durienses, sendo vinificados em lagar com pisa a pé e estágio durante 18 meses em barrica de carvalho francês.

Contactos

Voltar