Casas Altas 2018-02-02T16:29:11+00:00

Casas Altas

Portugal

Beira Interior

Souropires

José Madeira Afonso

Fator XPTO: Produzir um vinho que reproduza a verdade do “Terroir” independentemente das preferências do mercado e das modas.

Na localidade de Souropires, concelho de Pinhel, fica a nossa pequena empresa familiar com cerca de 14 ha, situados entre os 600 e 750 metros de altitude. Seis ha são vinhas plantadas há cerca de 20 anos na forma actual: talhões por casta, duplo arame para o embardamento, com castas nacionais: Rufete, Tinta Roriz, Touriga Nacional, Malvasia e internacionais: Verdejo, Riesling e Chardonnay. Os restante hectares são vinhas com 60 a 100 anos e a mistura habitual de castas, sendo as mais abundantes o Rufete e a Baga nos tintos, a Síria e o Arinto nos brancos.
Renovamos a nossa adega que data de 1935 e actualmente temos as condições necessárias para o produção de bons vinhos, higiene, controlo de temperatura, cubas inox, etc.
Produzimos vinhos exclusivamente pelo prazer e daí resulta a existência de quase uma dezena de tipos de vinho e um número indeterminado de dias de vindima conforme a casta, maturação … ou seja, normalmente iniciamos a vindima nas primeiras semanas de Setembro para acabar nos fins de Outubro, eventualmente Novembro. Cansa mas é bom.
O primeiro engarrafamento foi em 1995 e desde então que partilho a minha vida e da família entre Coimbra ( actividade profissional de base) e Souropires prazer e teimosia… Um dia vamos fazer o “melhor vinho do Mundo”. Apesar das inúmeras contrariedades e problemas já não é simplesmente… possível imaginar a vida sem a vertente Vigneron.

Contactos

Voltar