Barbeito Madeira

Portugal

Madeira

Câmara de Lobos

Ricardo Diogo

Fundada em 1946 por Mário Barbeito, a empresa Vinhos Barbeito foi sempre gerida por membros da família. Com o falecimento de Mário Barbeito, em 1985, foi Manuela de Vasconcelos, sua filha, que assumiu gestão da empresa, onde já trabalhava desde 1972. Dando continuidade ao trabalho iniciado pelo seu pai, Manuela teve um papel muito importante na consolidação da posição da empresa nos mercados durante os anos 80. 

Em 1991, Manuela passou o testemunho ao seu filho, Ricardo Diogo Freitas, o qual manteve o respeito pelos métodos tradicionais na produção do vinho Madeira, recuperou outros até então esquecidos e trouxe uma nova energia e espírito de inovação para os Vinhos Barbeito. A joint venture com a família japonesa Kinoshita, em 1991, foi outro marco importante para a Barbeito. Naquele mesmo ano, abandonam as vendas de vinho a granel e concentram-se apenas na produção de vinho engarrafado. O trabalho de gestão das duas famílias, Barbeito e Kinoshita, teve um momento importante com a construção da nova adega, em 2008. Aquela, para além do moderno centro de vinificação, grande capacidade de armazenamento, área de envelhecimento em casco e engarrafamento moderno, inclui várias inovações. Ricardo Diogo aposta na diferença ao lançar vinhos feitos a partir de cascos únicos, vinhas únicas, lotes de 20, 30, 40 ou mais anos. Foi também, um dos primeiros a valorizar a Tinta Negra através do envelhecimento da mesma no tradicional método de Canteiro.

Com paixão, Ricardo continua a manter a tradição na elaboração dos vinhos criando o seu próprio legado através de uma série de Madeiras com a sua própria assinatura. Estes vinhos artesanais combinam os melhores elementos da tradição com a própria busca pela pureza e expressão das vinhas e variedades. É a excelente acidez que define o vinho Barbeito. Esta característica diferenciadora é marcada pela frescura no final de boca que, quando aliada à cor pura e aroma suave destes vinhos, torna-os simplesmente inesquecíveis.

Contactos