Bago de Touriga 2018-02-02T15:55:37+00:00

Bago de Touriga

Portugal

Douro

Poiares

Luís Soares Duarte

Foi no outono de 1998 que nasceu a Bago de Touriga, pequena empresa independente duriense. Foi com as Tourigas Nacional e Franca, Tintas Roriz e Barroca, e outras castas nobres, que Luís Soares Duarte (enólogo do ano 2001 para a Revista de Vinhos em Vinhos Generosos) e João Roseira começaram a fazer vinhos DOC Douro com identidade própria, aproveitando a larga experiência acumulada. A missão da Bago de Touriga é a produção e comercialização de vinhos DOC Douro, dando particular atenção ao equilíbrio, terroir e elegância na melhor tradição europeia. A Bago de Touriga fomentou diversas parcerias com pequenos produtores de uvas, proprietários de terroirs especiais, aconselhando-os tecnicamente para potenciar a qualidade das sua uvas. Utilizam-se diferentes processos de vinificação, privilegiando os lagares com pisa a pé, adaptando, tanto quanto possível, a técnica às características das uvas e planeando o estágio de cada vinho produzido em função da sua personalidade.
Enfim, Luís e João ambicionam fazer vinhos equilibrados, amigos da boa mesa, que expressem os terroirs únicos do mítico Vale do Douro e contribuir, em conjunto com tantos outros amigos produtores durienses, para o reconhecimento global da singularidade e excelência do seu amado “Douro Vinhateiro”.
Em 2016 a Bago de Touriga voltou (back-from-the-grave) com o lançamento de alguns vinhos, uns velhos em novos formatos (Gouvyas Reserva 2003 e 2004 branco, Gouvyas Âmbar 2010, tudo em magnum e jéroboam) e outros simplesmente… novidades (Moscatel Galego, Touriga Fêmea e Tinta Francisca, todos de 2015). Outros capítulos se seguirão (Gouvyas Clarete, Gouvyas Reserva), nesta aventura lá-dos-Doiro.

Contactos

Voltar