Adega Viúva Gomes 2018-02-02T15:46:38+00:00

Adega Viúva Gomes

Portugal

Colares

Almoçageme

José Baeta

Fator XPTO: Viúva Gomes a trabalhar por paixão desde 1808.

Colares é uma região histórica. Foi das únicas regiões da Europa que resistiu à Filoxera, a doença que mais abalou o mundo vínico até aos dias de hoje, devido à particularidade das plantações serem em solos arenosos. Estas vinhas têm também uma extrema exposição aos ventos e tempestades marítimas, o que confere aos vinhos um carácter único.
O edifício da adega e escritório foi construído em 1808, pela família Gomes da Silva, que possuía grande extensão de vinha. Mais tarde, dedicaram-se também ao comércio de vinhos da Região de Colares. Segundo um relato de 1915 “a Casa Viúva Gomes produz dez mil pipas e d’estas mais de 4.000 pertecem aos vinicultores cuja fama corre mundo e que se veem sempre diferenciados e honrados com as mais altas e únicas recompensas porque os seus vinhos Ramiscos constituem o tipo mais perfeito dos vinhos da região”.
Depois de várias mudanças de proprietários, a totalidade da Adega Viúva Gomes foi comprada em 1988 pela família Baeta, estabelecida em Sintra no negócio alimentar desde 1898.
Os Viúva Gomes, de castas autóctones, são vinhos rústicos, com a acidez e a salinidade típica do Atlântico. São vinhos que precisam de longos estágios em barrica e tonel para atingirem a sua melhor forma. Já em garrafa, apresentam uma excelente capacidade de evolução durante vários anos, ou mesmo décadas.
simplesmente… uma relíquia para os apreciadores…

Contactos

Voltar